sexta-feira, 24 de abril de 2009

Abordagem de Processos

Nada é particularmente difícil se você o dividir em pequenas tarefas.
Henry Ford
De acordo com o disposto na seção 0.2 - Abordagem de Processo, da ABNT NBR ISO 9001:2008, “Para que as organizações funcionem de forma eficaz, elas têm que identificar e gerenciar processos inter-relacionados e interativos. Freqüentemente, a saída de um processo resultará diretamente na entrada do processo seguinte. A identificação sistemática e a gestão dos processos empregados na organização e, particularmente, as interações entre tais processos são conhecidas como ‘abordagem de processos’. A intenção desta norma é de encorajar a adoção da abordagem de processos, para a gerência de uma organização. Identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficiência e a eficácia da organização no sentido desta atingir os seus objetivos”. Vide as seções 0.2, alínea d, e 2.4, da ABNT NBR ISO 9000:2005.
“Uma vantagem da abordagem de processos é o controle contínuo que ela permite sobre a ligação entre os processos individuais dentro do sistema de processos, bem como sua combinação e interação. Quando usada em um sistema de gestão da qualidade, essa abordagem enfatiza a importância de:
- entendimento dos requisitos e seu atendimento;
- necessidade de considerar os processos em termos de valor agregado;
- obtenção de resultados de desempenho e eficácia de processos;
- melhoria contínua de processos baseada em medições objetivas “.

Referências: ABNT NBR ISO 9000:2005, 9001:2008 e 9004:2000


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