quarta-feira, 29 de abril de 2009

Abordagem Sistêmica para a Gestão

O todo é maior que a soma das partes.
Fundamento da Gestalt

De acordo com a natureza das suas funções, dois ou mais sistemas podem ser conectados, combinados ou atuar de forma interativa em ações conjuntas, de modo a formar ou compor macrossistemas, objetivando obter como resultado final, produtos completos das áreas interfaceadas. O princípio da abordagem sistêmica para a gestão é apresentado com a mesma grafia nas seções 0.2, alínea e, da ABNT NBR ISO 9000:2005 e 4.3, alínea e, da ABNT NBR ISO 9004:2000, como segue: “Identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficiência e a eficácia da organização no sentido desta atingir seus objetivos”.
Merece destaque a seção 4.1 – Gestão de Sistemas e Processos, da ABNT NBR ISO 9004 – a saber: “Dirigir e operar uma organização com sucesso requer que sua gestão seja feita de forma sistemática e transparente. Convém que o sucesso seja resultante da implementação e manutenção de um sistema de gestão projetado para melhorar continuamente a eficiência e a eficácia do desempenho da organização mediante a consideração das necessidades das partes interessadas. A gestão de uma organização entre outras modalidades, a gestão da qualidade. Convém que a Alta Direção estabeleça uma organização orientada para o cliente”:
- “definindo sistemas e processos que possam ser claramente entendidos, gerenciados e melhorados tanto em eficiência quanto em eficácia”;
- “assegurando a operação eficiente e eficaz e o controle de processos, bem como as medidas e os dados usados para determinar o desempenho satisfatório da organização”.

Um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) deve ser estruturado visando alcançar a harmonia de processos, a leitura dos indicadores de medição de forma pragmática, a conscientização dos responsáveis pelas atividades e os métodos correspondentes, tendo em vista a melhoria contínua do desempenho organizacional.
Leitura recomendada: A abordagem sistêmica na gestão da qualidade, In: http://www.iqs.pt/pdf/5-2002/pagina%2036-37.pdf

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