segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Política da Qualidade

Se você precisa ter um manual da política, publique “os dez mandamentos".
Robert Townsend
A Política da Qualidade é uma declaração pública de intenções. É um dos documentos obrigatórios e compreende o conjunto de diretrizes, princípios, fundamentos e requisitos normalizados com vistas à implementação dos objetivos (atividades-fim) de uma organização certificada. A Alta Direção da organização, de acordo com o disposto na Seção 5.3 - Política da Qualidade, da ABNT NBR ISO 9001:2008, deve assegurar que a política da qualidade:
a) "seja apropriada ao propósito da organização";
b) "inclua um comprometimento com o atendimento aos requisitos e com a melhoria contínua da eficácia do sistema de gestão da qualidade";
c) "proveja uma estrutura para estabelecimento e análise crítica dos objetivos da qualidade";
d) "seja comunicada e entendida por toda a organização"; e
e) "seja analisada criticamente para continuidade de sua adequação."
A organização pode optar pela produção de uma espécie documental independente ou pela inclusão do texto da política no manual de gestão da qualidade (MGQ). Se a organização optar por incluir a política no MGQ, “uma declaração descritiva juntamente com os objetivos da qualidade pode ser elaborada”. Vide a ABNT ISO/TR 10013:2002 – Diretrizes para a Documentação do Sistema de Gestão da Qualidade.
Oportunamente editaremos um texto sobre “objetivos da qualidade”.

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