quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Abordagem de Processos

Uma organização deve ser planejada e dirigida como um conjunto de sistemas de processos inter-relacionados, em constante interação.

Deming foi preciso ao afirmar que “se você não pode descrever o que está fazendo como um processo, você não sabe o que está fazendo”. Processo pode ser definido, conforme abordagens nas normas da família ISO 9000, como uma atividade, ou conjunto de atividades interativas, que utiliza recursos organizacionais para transformar insumos (entradas) em produtos (saídas). A aplicação de um sistema de processos em uma organização, juntamente com a identificação, interação e gestão desses processos, pode ser considerada como a “abordagem de processo”. Essa abordagem enfatiza a importância de:
• entendimentos e atendimento aos requisitos (conforme prescreve a ABNT NBR ISO 9001:2008);
• necessidade de considerar valores agregados em processos (quase sempre a saída de um processo corresponde à entrada do processo subsequente);
• obtenção de resultados de desempenho e eficácia de processos;
• melhoria contínua de processos baseada em medições objetivas.

Compreendida como a determinação de métodos e técnicas para identificar, mapear e gerenciar sistemas de processos (macroprocessos, processos e subprocessos) interligados e interativos, tendo em vista alcançar e manter altos padrões de eficiência, eficácia e efetividade em todas as atividades orientadas à realização do produto e à gestão de recursos, a abordagem de processos deve ser refletida nas atitudes e no comprometimento incondicional dos membros de todos os escalões de comando e liderança em promover o planejamento, desenvolvimento, implementação e otimização desse modelo de gestão por toda a organização.
Este assunto é desenvolvido na Nota Técnica 28, disponível no site www.melhoriacontinua.com.br

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