segunda-feira, 29 de junho de 2009

Planejamento da Qualidade

Não basta saber, é preciso aplicar. Não basta querer, é preciso fazer.
Johann Von Goethe
Reportamos a ABNT NBR ISO 9000: 2005 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário. O planejamento da qualidade, conforme descrito na Seção 3.2.9 dessa norma, é a "parte da gestão da qualidade focada no estabelecimento dos objetivos da qualidade e que especifica os recursos e processos operacionais necessários para atender a esses objetivos. Nota – A elaboração de planos da qualidade pode fazer parte do planejamento da qualidade”. A gestão da qualidade compreende o conjunto de "atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade" (Seção 3.2.8). Os objetivos da qualidade são definidos como "aquilo que é buscado ou almejado, no que diz respeito à qualidade" (Seção 3.2.5). O plano da qualidade, "é o documento que especifica quais os procedimentos e recursos associados devem ser aplicados, por quem e quando, a um empreendimento, produto, processo ou contrato específico” (Seção 3.7.5).
Na Seção 5.4.1 - Objetivos da Qualidade, da ABNT NBR ISO 9001: 2008 - Sisitemas de Gestão da Qualidade - Requisistos fica definido que "a Alta Direção deve assegurar que os objetivos da qualidade, incluindo aqueles necessários para atender aos requisitos do produto, sejam estabelecidos nas funções e nos níveis pertinentes da organização. Os objetivos da qualidade devem ser mensuráveis e consistentes com a política da qualidade”.

Nenhum comentário: