sábado, 9 de abril de 2011

Melhoria Contínua

Melhoria contínua progressiva é não se contentar e se acomodar com o statu quo alcançado em processos otimizados, pois em um ambiente de concorrência e competitividade o sucesso é efêmero. É não acreditar em "fazer a fama deitar na cama". Todo recorde um dia será batido. O futuro de todo campeão é ser derrotado por alguém que descobriu possuir aptidão inata na especialidade do recordista e se prepara com afinco para suplantá-lo; e ambiciona vir a ser o melhor dentre os melhores. Bons resultados são conquistados com atitude positiva, proatividade e perseverança. Melhorar continuamente é descobrir que se deve mexer gradativamente em time que está ganhando, para que ele continue vitorioso. Os pontos fortes devem ser ressaltados e os fracos, reforçados. O princípio de gestão da qualidade "melhoria contínua" se coaduna com o tópico fundamental da filosofia da qualidade total japonesa, intitulado "Kaizen", que recomenda que devemos nos esforçar para "fazer hoje melhor do que ontem; e fazer amanhã melhor do que hoje". O céu é o limite para a conquista do sucesso quando a verve se mantém elevada. Faça girar o PDCA de cada processo.

Conforme estabelecido nas normas da Família ISO 9000, “o objetivo da melhoria contínua de um Sistema de Gestão da Qualidade é aumentar a probabilidade de melhorar a satisfação dos clientes e de outras partes interessadas. As ações para a melhoria incluem o seguinte:

• análise e avaliação da situação existente para identificar áreas para melhoria;

• estabelecimento dos objetivos para melhoria;

• pesquisa de possíveis soluções para atingir os objetivos;

• avaliação e seleção dessas soluções;

• implementação da solução escolhida;

• medição, verificação, análise e avaliação dos resultados da implementação para determinar se os objetivos foram atendidos;

• formalização das alterações”.

Para maiores esclarecimentos, recomendamos a leitura da Nota Técnica 30 - Melhoria Contínua, disponível no site www.melhoriacontinua.com.br.

Nenhum comentário: