sexta-feira, 20 de maio de 2011

Recomendações úteis para prevenir o envelhecimento precoce e preservar os documentos de arquivo

As ações preventivas do envelhecimento precoce dos acervos devem ter início em uma fase que antecede a produção documental, com a aquisição de suportes, materiais de expediente e receptáculos (pastas, caixas de arquivo, porta-fólios etc.) neutros (pH 7.0).
Os cuidados com a preservação devem ter continuidade em todo ciclo vital dos documentos, principalmente após o recolhimento dos conjuntos documentais aos depósitos de arquivo permanente. Porões, semienterrados e recintos insalubres são locais inadequados para armazenamento de acervos documentais, independentemente da naturreza dos documentos.
Os arquivos públicos e privados não devem apenas parecer, devem ser unidades organizacionais bem estruturadas, aparelhadas e organizadas. Seus dirigentes, além de possuir autonomia administrativa, devem, se possível, dentro da estrutura orgânico-funcional da instituição, se reportar ao primeiro escalão de comando e execução.


Recomendamos consultar também a Sugestão Técnica 08 - Conselhos Úteis para Prevenir o Envelhecimento Precoce dos Documentos: Decálogo da Preservação de Acervos, no site http://www.melhoriacontinua.com.br/.

Nenhum comentário: