terça-feira, 8 de setembro de 2009

Missão de uma Organização

Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa.
Peter Drucker
Em sua primeira acepção, no dicionário Houaiss a palavra missão é definida como “incumbência que alguém deve executar a pedido ou por ordem de outrem; encargo”. Os responsáveis pelo site http://www.brandme.com.br/missao/ argumentam que “Missão refere-se ao propósito da empresa. É uma descrição precisa do que a organização entrega a seu mercado no contexto do negócio em que está inserida. Na missão encontram-se objetivos gerais, princípios, detalhes da operação e como a empresa está organizada”. Expertos nos advertem sobre a tendência de confundir missão e visão de uma organização. Ainda no mesmo site: “Grosso modo, a visão aponta para um ideal e a missão explica como chegar lá”. Recomendamos também consultar o site http://www.strategia.com.br/Estrategia/estrategia_corpo_capitulos_missao.htm.

Embora não conste como documento obrigatório para certificação na Seção 4.2 – Requisitos de Documentação, da ABNT NBR ISO 9001:2008, a Missão deve ser produzida como instrumento que explicita:
a) o produto que a organização realiza;
b) a definição e o contexto de negócios a que se dedica;
c) as características da sua clientela;
d) a capacidade para satisfazer à sua clientela;
e) a abrangência do seu negócio no Brasil no exterior;
f) o seu diferencial (como garante a satisfação do cliente);
g) como atende ao requisito responsabilidade social.

Apresentamos dois exemplos de missão:

INSTITUTO JURAN - "Nossa missão é prover nossos clientes com os conceitos, métodos, e guiá-los para que alcancem condição de líder em qualidade. Nosso objetivo é ser reconhecidos pelo mundo inteiro como principal fonte de educação, treinamento e consultoria em gerenciamento de qualidade."

CNPq - CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO - "Promover atividades em Ciência e Tecnologia, através do fomento e execução de pesquisa, de formação de recursos humanos e de difusão da informação, para o avanço do conhecimento e a capacitação tecnológica, visando com a aplicação e valorização dos resultados, ao desenvolvimento sócio-econômico e cultural do País."

Nenhum comentário: