sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Visão de Futuro de uma Organização

O estímulo competitivo é uma fina e salubre injeção de energia. Mas... o desejo de vencer deve estar casado com um ideal, uma maneira ética de viver. Nunca deve ficar tão forte de modo que obscureça qualquer outro aspecto do jogo da vida.
Edward R. Murrow
A visão do futuro de uma organização não se baseia na presciência, embora requeira dos membros do grupo diretor certa sensibilidade para predição de como a organização pode evoluir com segurança. Além de muito conhecimento sobre a situação atual da organização é necessário possuir uma ampla visão do mercado global e de suas perspectivas de futuro. Por exemplo, a alta direção de uma organização especializada em tecnologia da informação (TI) deve ter conhecimento e acompanhar atentamente as pesquisas sobre mecatrônica, nanofotônica (spasers, nanolasers), ainda incutir nos seus colaboradores o interesse e a consciência de possibilidades futuras de criação e aplicação de supermáquinas miniaturizadas, paralelamente ao desenvolvimento de software interativos (inclusive com comando de voz), cujas aplicações não exigirão grandes esforços cognitivos dos seus usuários finais.
A visão reflete o projeto de futuro de uma empresa ou empreendimento. Significa o que a empresa pretende ser ao longo do tempo e, portanto, envolve objetivos organizacionais que fornecem foco e clareza. Em geral, a visão procura apresentar uma imagem intensamente positiva do que a empresa pode ser ou fazer no futuro. Quando expressa com palavras e ações do principal líder da companhia, torna-se uma poderosa fonte de energia que mobiliza e congrega as pessoas. Assim, a visão requer criatividade e paixão. O líder que cria uma visão para a sua empresa deve ter com ela um profundo compromisso emocional e nela acreditar de corpo e alma.
Ao comparar os textos da missão e da visão devemos inferir que, de um lado, a missão é racional e leva à ação, enquanto a visão é passional e leva à motivação para atingir o objetivo da empresa e transformar a visão, no devido tempo, em realidade. Quando as pessoas conhecem e comungam dos conceitos de missão e visão, elas não precisam adivinhar o que se espera delas. Juntos esses dois conceitos oferecem clareza, consenso e compromisso.
Segundo a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) a visão de futuro “significa que a organização possui compreensão dos fatores que afetam seu negócio e o mercado no curto e no longo prazo. Essa visão permite delinear uma perspectiva consistente para o futuro da instituição”.
A aplicação desse fundamento significa que:
a) “existe um planejamento e um aprendizado estratégico para que as ações sejam bem-sucedidas, com resultados duradouros;
b) o planejamento visa o sucesso no longo prazo e a busca dos resultados no presente (ganhos de curto prazo) não compromete o futuro;
c) a organização mapeia as novas tendências de mercado, os novos cenários, as novas necessidades e expectativas dos clientes, os desenvolvimentos tecnológicos, os requisitos legais, as mudanças estratégicas dos concorrentes e as necessidades da sociedade”.

Nenhum comentário: