quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Envolvimento de Pessoas

De acordo com a família de normas ISO 9000, nas seções relacionadas aos princípios de gestão da qualidade, “pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização”. Quando esforços são envidados para alcançar o estado de excelência em gestão, o “envolvimento de pessoas” é destacado como o princípio a ser implementado a priore, pois os colaboradores em seus ambientes de trabalho são agentes da melhoria contínua de todas as unidades organizacionais. Sem as suas equipes em franca operação, a organização deixa de ser competitiva, pois não produz. O grande desafio para que a alta direção obtenha certeza de sucesso em todos os empreendimentos consiste em promover o envolvimento de todos os colaboradores no cumprimento da missão da organização. Segundo Deming “uma organização não apenas precisa de gente boa, mas de gente que se aprimore sempre... As pessoas querem mais do que dinheiro, querem oportunidades crescentes de contribuir com algo à sociedade”. No entender redator desta matéria, o envolvimento de pessoas somente ocorre quando a organização consegue proporcionar incentivos reais (recompensas) capazes de despertar motivações (estímulos) nos seus colaboradores. A excelência empresarial está nas pessoas. O maior ativo da organização é o seu corpo de colaboradores

Este assunto é abordado na Nota Técnica 27 – Envolvimento de Pessoas, no site www.melhoriacontinua.com.br.

Nenhum comentário: