sábado, 16 de maio de 2009

Abordagem Factual para Tomada de Decisões

O que nos causa problemas não é o que nós não sabemos, é o que sabemos que não é como está. W. Rogers

Modelo Racional de Tomada de Decisões

De acordo com a Família ABN NBR ISO 9000 “Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações”. Definido como racional (ou otimizado), o modelo de tomada de decisão baseado em análise de dados e de informações, permite ao tomador de decisões fazer “escolhas coerentes, de valor maximizado, dentro de restrições especificadas”. O modelo, segundo R. Karlgaard (1993) é concebido de acordo com as seguintes recomendações:

- Defina o Problema
Clareza do Problema - O problema é claro e não-ambíguo. O tomador de decisão deve ter informações completas a respeito da situação de decisão”.
- Identifique os Critérios de Decisão
Opções Conhecidas - Supõe-se que o tomador de decisão possa identificar todos os critérios relevantes e enumerar todas as alternativas viáveis. Além disso, o tomador de decisão está a par de todas as possíveis conseqüências de cada alternativa”.
- Determine Pesos para os Critérios
Preferências Claras - A racionalidade supõe que os critérios e alternativas possam ser posicionados e pesados para refletir sua importância”.
- Desenvolva Alternativas
Preferências Constantes - Supõe-se que os critérios de decisão específicos sejam constantes e que os pesos designados a eles permaneçam estáveis ao longo do tempo”.
- Avalie as Alternativas
Ausência de Restrições de Tempo ou Custos - O tomador de decisões racional pode obter total informação sobre critérios e alternativas porque se pressupõe que não haja restrições de tempo ou custos”.
- Selecione a Melhor Alternativa
Máximo Retorno - O tomador de decisão racional escolherá a alternativa que produza o valor percebido mais alto”.

Nenhum comentário: