quarta-feira, 6 de maio de 2009

Melhoria Contínua

O homem é livre em suas ações e, como tal, animado por uma substância imortal.
Rousseau

O status quo, por mais confortável que lhe possa parecer é, em si, uma ameaça de retrocesso, pois os seus concorrentes envidam esforços para ultrapassá-lo em todos os seus empreendimentos. Saia do comodismo e do ostracismo, aceite e provoque novos desafios. “Faça a fama”, mas não “deite na cama”. Melhoria contínua é um esforço constante e um desafio que deve ser assumido no sentido de ultrapassar suas próprias marcas.

O princípio é apresentado nas normas da Família NBR ISO 9000 com o seguinte enunciado: “Convém que a melhoria contínua do desempenho global de uma organização seja seu objetivo permanente”. Na seção 2.9, da NBR ISO 9000 consta que “o objetivo da melhoria contínua de um sistema de gestão da qualidade é aumentar a probabilidade de melhorar a satisfação dos clientes e de outras partes interessadas. As ações para a melhoria incluem o seguinte:
- análise e avaliação da situação existente para identificar áreas para melhoria;
- estabelecimento dos objetivos para melhoria;
- pesquisa de possíveis soluções para atingir os objetivos;
- avaliação e seleção dessas soluções;
- implementação da solução escolhida;
- medição, verificação, análise e avaliação dos resultados da implementação para determinar se os objetivos foram atendidos;
- formalização das alterações”.
“Os resultados são analisados criticamente, quando necessário, para se determinar oportunidades adicionais de melhoria. Dessa maneira, a melhoria passa a ser uma atividade contínua. A realimentação dos clientes e de outras partes interessadas, as auditorias e a análise crítica do sistema de gestão da qualidade podem, também, ser utilizadas para identificar oportunidades de melhoria”.
Na seção 8.5.1 – Melhoria Contínua – da ABNT NBR ISO 9001, consta que “a organização deve continuamente melhorar a eficácia do sistema de gestão da qualidade por meio do uso da política da qualidade, objetivos da qualidade, resultados de auditorias, análise de dados, ações corretivas e preventivas e análise crítica pela direção”.

A fila anda e não aguarda por Você!

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