sexta-feira, 24 de abril de 2009

Compreensão de Processo

Se você não pode descrever o que está fazendo como um processo, você não sabe o que está fazendo.
William Edwards Deming

Conceito de Processo

Segundo Harrington (1991) "processo é qualquer atividade ou conjunto de atividades que toma um input, adiciona valor a ele e fornece um output a um cliente específico". Os processos utilizam os recursos da organização para oferecer resultados objetivos aos seus clientes. Na seção 3.4.1, da ABNT NBR ISO 9000:2005 o termo processo é conceituado como o “conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos (saídas)”.
- Nota 1 – “Os insumos (entradas) para um processo são geralmente produtos (saídas) de outros processos”. Obviamente, “a saída de um processo corresponde quase sempre à entrada do processo seguinte”.
- Nota 2 – “Processos em uma organização são geralmente planejados e realizados sob condições controladas para agregar valor”.
- Nota 3 – “Um processo em que a conformidade do produto resultante não pode ser prontamente ou economicamente verificada é freqüentemente chamado de processo especial”.

Incontestavelmente pode-se afirmar que “não existe um produto numa organização sem um processo gerador”, e que “não existe processo que não tenha como saída um produto”. O termo produto é geralmente empregado para referenciar bens tangíveis, serviços e informações resultantes de processos geradores.

Nenhum comentário: