quinta-feira, 9 de abril de 2009

Sistema de Gestão da Qualidade - Normalização

O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) é normalizado pela Série ABNT NBR ISO 9000, a qual compreende um conjunto de normas empregadas para documentar, demonstrar, implementar e orientar o gerenciamento de sistemas, processos e atividades de uma organização, a saber:
-
ABNT NBR ISO 9000:2005 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário. Essa norma descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para esses sistemas;
- ABNT NBR ISO 9001:2008 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Requisitos. Essa norma especifica requisitos para um sistema de gestão da qualidade que podem ser usados pelas organizações para aplicação interna, para certificação ou para fins contratuais. Ela está focada na eficácia do sistema de gestão da qualidade em atender aos requisitos dos clientes. Por ser a única norma válida para certificação em sistemas de gestão da qualidade, ela costuma ser denominada também pelos profissionais da área de norma contratual.
- ABNT NBR ISO 9004: 2000 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Diretrizes para Melhorias de Desempenho. Essa norma fornece diretrizes que consideram tanto a eficiência como a eficácia do sistema de gestão da qualidade. O objetivo dessa norma é orientar a organização no sentido de melhorar continuamente o seu desempenho e alcançar a satisfação dos clientes e das outras partes interessadas.
- ABNT NBR ISO 19011:2002 – Diretrizes para Auditorias de Sistema de Gestão da Qualidade e/ou Ambiental. Essa norma fornece diretrizes para auditorias internas e externas à organização.
Não existem certificações para as normas ABNT NBR ISO 9000:2005 e ABNT NBR ISO 9004:2000 (em processo de revisão).
Possuir certificação pela Norma ABNT NBR ISO 9001:2008, embora não seja um imperativo legal, tem sido exigência às organizações para inscrição e participação em certames licitatórios.