sexta-feira, 17 de abril de 2009

Líderes e Liderados

Lidere, siga ou saia do caminho.
Ted Turner
Segundo Robbins (1999) “Liderança é a capacidade de influenciar um grupo em direção à realização de metas. A fonte dessa influência pode ser formal, como a fornecida pela detenção de uma posição gerencial numa organização. Como posições gerenciais vêm com algum grau de autoridade formalmente designada, uma pessoa pode assumir um papel de liderança simplesmente por causa da posição que ocupa na organização. Porém, nem todos os líderes são gerentes; assim como nem todo gerente é líder. Apenas porque uma organização reveste seus gerentes de certos direitos formais não é garantia de que eles serão capazes de liderar com eficácia. Descobrimos que liderança não-sancionada – isto é, a capacidade influenciar que surge fora da estrutura formal da organização – é geralmente tão ou mais importante do que a influência formal. Em outras palavras, líderes podem surgir de dentro de um grupo, bem como por indicação formal para liderar um grupo”.
De forma realista e fecunda cientificamente, devemos considerar Liderança (Petracca, apud Bobbio – Dicionário de Política - 1986) “como o papel que: a) desenvolve-se num contexto específico de interações e reflete em si mesmo (e na sua ‘tarefa’) a ‘situação’ desse contexto; b) manifesta determinadas motivações do líder e exige atributos peculiares de personalidade e habilidade, além de recursos específicos, tudo isso (motivações, atributos e recursos) variáveis do papel, relacionadas com o contexto; c) relaciona-se com as expectativas dos liderados, seus recursos, suas aspirações e suas atitudes”. O autor destaca três tipos de líderes:
- Líder de Rotina – “que não cria (e não reelabora), nem seu papel, nem o contexto em que é chamado a desempenhá-lo, mas desempenha apenas, dentro de limites na sua maioria já preestabelecidos, um papel-guia ...”.;
- Líder Inovador – ”que reelabora, até radicalmente, o papel-guia de uma instituição já existente, e pode chegar a reelaboração do próprio papel na instituição (...)”;
- Líder Promotor – “uma figura parecida, embora não idêntica, à do organization builder, isto é, um líder que sabe criar tanto seu papel como o contexto aonde vai desempenhá-lo (...)”. Robbins (op. cit.) argumenta que a mídia há muito acredita em teorias de traços de liderança, tais como carismáticos, entusiastas e corajosos.

Conforme observa Gibb (1968) “o que de mais importante se tem a dizer acerca do conceito de liderados é que eles também desempenham papéis ativos”. Para Petracca (op.cit.) “nas análises tradicionais, a Liderança sempre foi considerada como uma relação unilinear: ‘alguém, ou guia, ou é guiado’. Porém ‘todos que guiam, são também guiados’, e até que ‘na grande maioria dos casos, o chefe é escravo de seus escravos; é ponto pacífico que líder e liderados se encontram numa relação de influência recíproca”.
Leitura recomendada: Lidere, siga um líder ou saia do caminho (clique aqui para ter acesso).

Nenhum comentário: