terça-feira, 14 de abril de 2009

Princípios de Gestão da Qualidade

A matéria apresentada a seguir é uma transcrição ipsis verbis da seção 0.2, da norma ABNT NBR ISO 9000:2005 – Sistemas de Gestão da Qualidade – Fundamentos e Vocabulário:

“Para conduzir e operar com sucesso uma organização é necessário dirigí-la e controlá-la de maneira transparente e sistemática. O sucesso pode resultar da implementação e manutenção de um sistema de gestão concebido para melhorar continuamente o desempenho, levando em consideração, ao mesmo tempo, as necessidades de todas as partes interessadas. A gestão de uma organização inclui, entre outras disciplinas, a gestão da qualidade”.
“Oito princípios de gestão da qualidade foram identificados, os quais podem ser usados pela Alta Direção para conduzir a organização à melhoria do seu desempenho”.

- “Foco no Cliente – Organizações dependem de seus clientes e, portanto, convém que entendam as necessidades atuais e futuras do cliente, atendam aos requisitos e procurem exceder as suas expectativas”.

- “Liderança – Líderes estabelecem a unidade de propósitos e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham um ambiente interno no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização”.

- “Envolvimento de Pessoas – Pessoas de todos os níveis são a essência de uma organização e seu total envolvimento possibilita que as suas habilidades sejam usadas para o benefício da organização”.

- “Abordagem de Processos – Um resultado desejado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como um processo”.

- “Abordagem Sistêmica para a Gestão – Identificar, entender e gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema, contribui para a eficiência e a eficácia da organização no sentido desta atingir seus objetivos”.

- “Melhoria Contínua – Convém que a melhoria contínua do desempenho global da organização seja seu objetivo permanente”.

- “Abordagem Factual para Tomada de Decisões – Decisões eficazes são baseadas na análise de dados e de informações”.

- “Benefícios Mútuos nas Relações com os Fornecedores – Uma organização e seus fornecedores são interdependentes e uma relação de benefícios mútuos aumenta a capacidade de ambos em agregar valor”.

“Esses oito princípios de gestão da qualidade formam a base para as normas de gestão da qualidade na família ABNT NBR ISO 9000”.

Por reconhecer que se trata da formulação de bases para condução racional e técnica de sistemas de gestão da qualidade, cada princípio transcrito acima será objeto de nova postagem neste blog.

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