sexta-feira, 17 de abril de 2009

Liderança

"Deixe um grupo, por algum tempo, sem líder; as melhores vontades dividir-se-ão, as energias da melhor têmpera diminuirão e, após os atritos, haverá a dissociação".
Adaptação da obra de Gaston Courtois (1984).

Reportamos à matéria postada em 14.04.2009.
“Líderes estabelecem a unidade de propósito e o rumo da organização. Convém que eles criem e mantenham um ambiente interno, no qual as pessoas possam estar totalmente envolvidas no propósito de atingir os objetivos da organização”. Essa redação é a mesma nas ABNT NBR ISO 9000:2005 seção 0.2 e ABNT NBR ISO 9004:2000, seção 4.3. Ainda segundo a ABNT NBR ISO 9004, seção 5 – Responsabilidade da Direção – consta que “a liderança, o comprometimento e o envolvimento ativo da Alta Direção são essenciais para desenvolver e manter um sistema de gestão da qualidade eficaz e eficiente para alcançar benefícios para as partes interessadas”. Partes interessadas são a organização que realiza o produto, seus empregados, seus fornecedores, seus clientes e os segmentos da sociedade beneficiados pelo esforço conjunto na geração de bens e serviços. Convém que a Alta Direção considere, dentre outras, ações como:
- conduzir a organização por meio de exemplos, para desenvolver confiança entre as pessoas;
- criar um ambiente que encoraje o envolvimento e propicie o desenvolvimento das pessoas;
- manter a harmonia organizacional entre as equipes.
Consideramos oportuno sugerir aos interessados no tema em pauta a apreciação do vídeo Era do Gelo II: liderança e trabalho em equipe (clique aqui). Bom proveito!

Nenhum comentário: