terça-feira, 28 de abril de 2009

Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ

Quase todos os melhoramentos da qualidade chegam por meio da simplificação de projeto, fabricação, disposição, processo e procedimentos.
Tom Peters
Conceitos
- Sistema, de acordo com o conceito constante da seção 3.2.1, da ABNT NBR ISO 9000:2005 é um “conjunto de elementos inter-relacionados ou interativos”.
- Sistema de Gestão, de acordo com a seção 3.2.2, dessa norma é “sistema para estabelecer política e objetivos, e para atingir estes objetivos”.
- Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de conformidade com a seção 3.2.3, dessa norma é “sistema de gestão para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade”.
- Ainda, de acordo com a mesma norma, na seção 2.11 - Sistema de Gestão da Qualidade e outros Enfoques de Sistema de Gestão – O SGQ “representa a parte do sistema de gestão da organização cujo enfoque é alcançar resultados em relação aos objetivos da qualidade, para satisfazer às necessidades, expectativas e requisitos das partes interessadas, conforme apropriado. Os objetivos da qualidade complementam outros objetivos da organização, tais como os relacionados ao crescimento, captação de recursos financeiros, lucratividade, meio ambiente, segurança e saúde ocupacional. Várias partes de um sistema de gestão da organização podem ser integradas, juntamente com o sistema gestão da qualidade, dentro um sistema de gestão único, utilizando-se elementos comuns. Isto pode facilitar o planejamento, a alocação de recursos, definição de objetivos complementares e avaliação da eficácia global da organização. O sistema de gestão da organização pode ser avaliado com relação à sua organização gerencial. O sistema de gestão também pode ser auditado com base nos requisitos de normas tais como ABNT NBR ISO 9001 e ABNT NBR ISO 14001. Essas auditorias de sistema de gestão podem ser realizadas separadamente ou de forma combinada”.

Nota - “Um sistema de gestão de uma organização pode incluir diferentes sistemas de gestão, tais como sistema de gestão da qualidade, um sistema de gestão financeira ou um sistema de gestão ambiental”.

Nenhum comentário: